Certificado SSL: o que é e por que é utilizado?
Uma das primeiras coisas que nós nos preocupamos ao visitar um site ou fazer uma compra online é saber se tal site é seguro. Com o constante furto de informações que acontece na internet, a confiança das pessoas em trafegar livremente e fazer compras via web de maneira tranquila é constantemente afetada, fazendo com que elas até evitem usar tais recursos devido à incerteza da garantia de confidencialidade.
Contudo, a internet fornece diversas ferramentas que auxiliam tanto o visualizador, quanto o responsável pela página, mantendo os dados e informações 100% seguros. Uma dessas ferramentas é o Certificado SSL.
O que é?
O certificado SSL (Security Socket Layer) trata-se de um mecanismo de criptografia que reforça a segurança de dados compartilhados via web. Reconhecido por meio do protocolo HTTPS, ele também é indicado para proteger informações contidas em sites, principalmente e-commerce, já que há uma troca de dados entre cliente e empresa. E estes dados precisam ser confidenciais.
Sites com certificado SSL possuem alguns sinais visuais, como o símbolo de um cadeado verde antecedendo a URL do site, ou a palavra ‘Seguro’ sendo exibida na cor verde. Isso mostra ao usuário que ele está acessando um ambiente confiável. Além disso, a letra ‘s’ aparece ao lado do protocolo HTTP, sendo adicionada no final (HTTPS).
Como funciona?
O certificado SSL codifica dados confidenciais. Por isso, é de extrema importância que esse certificado esteja válido em sites que recebam informações pessoais (ex.: lojas virtuais). Mesmo que você não tenha uma loja online, o certificado ainda é essencial para garantir segurança extra.
Quando escolher ativar o certificado SSL no seu servidor web, você terá que responder algumas questões sobre a identidade do seu site (ex.: URL) e da sua empresa (ex.: Razão social ou endereço). Seu servidor web então criará duas chaves criptografadas: a Chave Privada (Private Key) e a Chave Pública (Public Key). A Chave Privada deve ser mantida confidencial e segura; a Chave Pública não necessita ser secreta e deve ser colocada no CSR (Certificate Signing Request) – um arquivo de dados contendo os detalhes do site e da empresa. Esse CSR deverá ser enviado por meio de um formulário para o site no qual que foi solicitado. Seus dados serão validados e se estiverem corretos, o certificado digital será emitido.
Por que é necessário?
- Garante vantagem competitiva por mostrar ser um site confiável e legítimo;
- Garante aos clientes/consumidores/usuários que seus seus dados não serão clonados ou forjados;
- Garante que dados importantes de seus consumidores trafeguem com segurança sob criptografia forte.
Se este artigo foi interessante para você compartilhe com os seus amigos.
Obrigado pela leitura!